Preparação desportiva para os atletas de fundo

O treinamento desportivo vem se desenvolvendo paulatinamente ao longo das décadas e com isso a necessidade de uma melhor preparação física de atletas amadores e alto nível passaram a ter um sentido mais especifico de acordo com a necessidade e objetivo de cada atleta.
Em diversas fontes de informação abordam sobre escolas de treinamento e muitas das vezes nos perguntam qual a seguir? E o que devo treinar?
A teoria e metodologia do treinamento desportivo que se define este como um processo pedagógico especializado, cujo objetivo consiste em largos resultados esportivos. Mas para isso temos de criar e aprimorar hábitos motores (técnicas) e o desenvolvimento de qualidades biológicas (forca, velocidade, resistência, flexibilidade) são o que determinam a capacidade de trabalho de cada um.
Decidir sobre a aplicação de cargas, é uma busca paralela, modificando o estado funcional, criando uma modificação na homeostase, que propicie, de maneira gradual ao longo dos anos, uma reação cada vez, mas adequada a um trabalho de acordo com suas exigências físicas baseadas na sua faixa etária passar dos anos. Isto quer dizer que o treinamento desportivo se projeta para gerar uma adaptação do organismo ao trabalho físico.
A sistemática presença das ditas modificações, como conseqüência, da preparação de um trabalho físico, conduz a uma aparição de um estado físico para o cumprimento de tarefas motoras favoráveis a realização delas, no que conhecemos como efeitos acumulativos (continuidade) de adaptação de um processo de largo prazo.

Com isso o treinamento de fundo evoluiu com o passar dos tempos, mas o que diferenciam são os detalhes. Atribuo que devemos seguir parâmetros fisiológicos para que possamos alcançar nossos objetivos através da quantidade, qualidade e continuidade, mas para isso devemos ter um ótimo acompanhamento e controle de todas as qualidades físicas (valências físicas) de seu atleta como: Coordenação + Técnica / Velocidade / Forca e Resistência.

Com isso o treinamento consiste na realização organizada de uma seqüência de exercícios físicos, técnicos, cuidados médicos e psicológicos com o objetivo de conseguir uma progressiva adaptação, mental e física do atleta para obter o máximo de rendimento em uma competição.

A atividade do treinador ou preparador físico obriga a este utilizar diferentes métodos de treinamento.Os métodos de treinamento de forma geral são vias conscientes e sistemáticas de execução das principais áreas do treinamento.O treinamento desportivo deve ser de acordo com as leis biológicas nas quais depende do desenvolvimento das funções do organismo humano.Uma das mais importantes no desenvolvimento do trabalho é o descanso(recuperação) que não devemos esquecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Faixas que levam ao podium da maratona